segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Zalgo


Todos nós estamos habituados hoje em dia com o termo "meme", mas não sabemos a profundida que uma palavrinha de 4 letras pode ter na nossa realidade.



Dizem que sua origem foi por volta de 2004 em um fórum chamado SomethingAwful e seu criador seria Dave Kelly, também conhecido como "Shmorky", um animador de Flash. Segundo o criador, Zalgo afeta apenas quadrinhos, desenhos animados e ilustrações, e não a realidade em si (contrariando 99% das histórias sobre Zalgo)... A não ser, claro, que ele esteja mentindo... O que é BEM PROVÁVEL.



Zalgo é um meme obscuro que não está presente em qualquer site, mas se procurar é fácil de encontrar imagens e tirinhas. O meme transmite a idéia de caos, desordem e horror. Sua imagens e tirinhas causam desconforto e arrepios a quem vê. Normalmente esse meme não faz muito sentido e as tirinhas começam com temas amenos com personagens conhecidos até que repentinamente muda para algo abissal.

Olha que bonitinho. eita! pera!!


Podem haver referencias escondidas como "Zalgo wuz heer (Zalgo esteve aqui)" ou então pelo sua frase mais caracteristica "He Comes (Ele vem)".



Zalgo propriamente dito não aparece mas pode ser definido como "horror", uma criatura de terror extremo. Ele é conhecido como "Aquele Que Aguarda Atrás Das Paredes" e "Hivemind Nezperdian". Ele é uma abominação, não tem olhos e tem sete bocas. Sua mão direita segura uma estrela morta e sua mão esquerda segura uma “Vela Cuja Luz é Sombra”, e está manchado com o sangue de Dhaegar Am. Seis de suas bocas falam em línguas diferentes. Quando chegar a hora, a sétima deve cantar a canção que encerra a Terra.



É um meme que toma proporções bizarras e um certo senso de existência factual. Já existindo até mesmo "ritual de invocação de Zalgo" (Nota do autor: Eu NAO tive as caras de rodar esse vídeo)



Eu vi uma teoria interessante que vou tomar a liberdade de copiar aqui:

Em 1920 o escritor H.P. Lovecraft criou a criatura Cthulhu, cujo nome também pode ser pronunciado como “KAH-THOO-LOO” or “CHA-THOO-LAH”. Ele seria um Deus maligno do caos que possuía milhares de seguidores, todos fanáticos, Esse Deus exigia sacrifícios e era fonte de loucura ilimitada. Após o seu lançamento em "The Call of Cthulhu", o personagem de Lovecraft tornou-se famoso dentro da cultura nerd como um dos mais malignos deuses, sendo bem conhecido até hoje. Semelhanças com Zalgo? Não é coincidência. A presença dos tentáculos, o caos, a falta de sentido estão presentes em ambos os casos, o meme foi claramente influenciado por ele.
Mas o pior é que não é só isso.
Se eu dissesse a você que muitos acreditam que Lovecraft baseou seu personagem em um deus existente que realmente foi cultuado?

Esse "Deus" sumério (persa em algumas traduções) seria de onde Lovecraft tirou sua inspiração, sendo que a história se torna obtusa em alguns pontos. Não vou tentar aqui transmitir a história toda mas tentarei dar a você a verdadeira mensagem de Zalgo.
Esse Deus, essa entidade em muito se difere do diabo descrita na Bíblia, ele não deseja tomar o mundo, derrubar Deus de seu posto ou comandar exércitos, essa talvez seja a pior parte.
É a Loucura.
É isso que ele deseja. Está bem claro no resultado das pesquisas ao culto e ao temor que os sumérios tinham a ele. Ele quer ver o mundo se devorar, as pessoas se destruírem. comumente são relacionadas ao culto orgias e matanças sem fim, como se fossem uma coisa só. Dor e prazer, vida e morte, criação e destruição. Eu não entendo o que isso significa, espero que você também não.
Zalgo,  Cthulhu e o Deus Sumério. Seriam apenas coincidências? Ou talvez uma mensagem por trás de tudo? Talvez os três sejam faces da loucura do ser humano, dos pequenos desejos suicidas e homicidas escondidos dentro de cada um. Ou algo externo?
Fonte: http://creepyattic.blogspot.com.br/search?q=zalgo



Eu acrescento algo que essa teoria deixa passar batido.

Os sumérios são uma civilização intiquissima e deles que surgiram criações que transformaram o mundo e nos trouxe até aqui. Exemplo? Os sumérios foram os primeiros a criar a escrita. Deles surgiram todas as codificações que hoje usamos para nos comunicar.


Daí eu relembro a você a conceituação de meme como um "virús" que se espalha de mente a mente.

Existem algumas teorias de alguns historiadores, esotéricos, ocultistas, que os sumérios tinha um conhecimento muito além do que podemos imaginar e que a sua linguagem era a mais completa que já existira. Acredita-se que os sumérios conseguiam "programa" a mente dos indivíduos usando apenas a voz. Seria a transmissão de um vírus cerebral atravéz da palavra?

Bom, esses paralelos podem parecer bobagem para muita gente mas e se fosse real. Seria que esse tal Deus sumério da loucura (que eu não consegui descobrir o nome ainda) encontrou o jeito de contaminar a todos e voltar à essa realidade?



14 comentários:

Mari Rossi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mari Rossi disse...

Eiiiiita, Azrael, me fez vir no blog - o que é bom, porque estou fingindo estar OFF no facebook. Não tive coragem de ver o vídeo. Não agora de noite. e_e
Achei realmente tensa a parte do "Aquele Que Aguarda Atrás Das Paredes". Dá uma sensação estranha. E fico pensando, que já tomei um pescotapa desse deus, porque eu passei 30 dias em um sanatório recentemente - é sério. xD
Enfim, bom trabalho! :D

Azrael disse...

Que bom que gostou do trabalho!

Essa questão do Zalgo realmente é algo que causa desconforto. As imagens, a origem e as coisas relacionadas a esse meme são de uma bizarrice tão grande que a gente fica meio bolado!

eu sou magista e acredito que os memes e até mesmo esse post que eu fiz terem energias bem pesadas. Eu confesso que pensei umas 3 vezes antes de postá-lo. e enquanto escrevia e até depois de postado rolaram umas coisas meio estranhas....

Mari Rossi disse...

Que tipo de coisas? Eu sei que geralmente é tenso de se falar porque fica "cutucando" ou sei lá... Mas enfim...

Azrael disse...

Sério mesmo que vc passou uma temporada em um sanatório... Será que poderíamos conversar sobre isso? Se não for indiscreto da minha parte pedir... u_u

quem sabe uma conversa nossa nao rende umas creepypastas boas =D

Azrael disse...

Então...

Egrégora, ou egrégoro para outros, (do grego egrêgorein, Velar, vigiar), é como se denomina a entidade criada a partir do coletivo pertencente a uma assembleia, ou seja, é um campo de força criado no Plano Astral a partir da energia emitida por um grupo de pessoas através dos seus padrões mentais e emocionais.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Egr%C3%A9gora

SACOU?? ;)

Azrael disse...

Rolaram barulhos estranhos no meu quarto. Meu pc travava bizarramente, enquanto escrevia o texto do nada o cursos mudava de lugar e embaralhava tudo o que tava escrito... e por aí vai

Mari Rossi disse...

Engraçado que isso de egrégora me fez lembrar da famosa frase de Jesus "Onde estiverem duas ou mais pessoas reunidas em meu nome, eu estarei." Ok. Dá pra sentir um extremo desconforto pensando assim...

E caaaaaaara, que tenso esse lance que rolou. Eu teria ficado assustada. D:

Mari Rossi disse...

Sério. Fiquei um mês. x_x
Converso sim, uê. Não ligo de falar disso. (claro que eu não posto no meu FB EUhEUHUHE, acho que você entendeu).

Azrael disse...

se quiser me add no fb, que a gente conversa disso pelo chat lá

http://www.facebook.com/Fabricio.AZ

Azrael disse...

uhmmm nunca tinha pensado nessa analogia! bem observado =D

e quem disse que eu nao fiquie?? ahahah mas entao vamos mudar de assunto que ja to todo arrepiado...
entao vc ja comprou sua tecpix? ahahahah

Mari Rossi disse...

Não. To esperando a promoção que só dura hoje. q
Mas já te add no FB. :p

Fragata disse...

Bom, tecnicamente, o diabo bíblico também tem como objetivo a loucura, o engano, etc. tipo, se alguém não está mais são, se alguém não tem mais do´mínio sobre a própria mente, não tem controle sobre um único raciocínio, essa pessoa não tem a mínima condição de buscar a Deus, a loucura, o medo, a dúvida, são armas até comuns nesse caso, afina de contas, com qualquer um desses fatores envolvidos, é impossível haver fé.

Mas olha de onde essa coisa saiu, Something Awful, se vocês se lembram, é o mesmo site que outro cara postou as primeiras imagens do Slenderman, os caras devem ser fissurados em creepypasta xDD

Anônimo disse...

Woooww!! Muito maneiro esse post! Eu já fiz um sobre o Zalgo no meu blog/Facebook também, mas não ficou tão bom e completo como este ^-^ Parabéns mesmo :D Adorei seu trabalho. (Sou fissurada em creepypastas *--*)
Obs.: não tenham medo de assistir ao vídeo. Chega à ser poético de certa forma; eu, inclusive, o tenho baixado no celular.